Quem acredita, sempre alcança: o poder da Educação em transformar sonhos em realidade

por , publicado em 29.abr.22

O estudante Eduardo Souza encontrou no IFRN a oportunidade de mudar de vida e realizar seus sonhos

Por: Max Praxedes, Rodrigo do Nascimento, Vitória Nascimento

Aluno Eduardo Souza do IFRN

Eduardo Souza sempre teve o sonho de estudar no IFRN
Crédito: Reprodução/Redes Sociais

Egresso da Licenciatura em Física do Campus Natal – Central do IFRN, Eduardo Francisco Souza das Chagas, 26 anos, é aluno da instituição desde 2012, mas sua história com o IFRN teve início em 2008, quando tentou ingresso no Instituto pela primeira vez para cursar o Ensino Médio.

Natural de Natal, Eduardo sempre estudou em escola pública. Em 2008, quando iniciou o 9° ano, decidiu tentar o ingresso no IFRN: “Minha mãe decidiu pagar um cursinho para me ajudar a ter um bom desempenho na prova, porém não obtive êxito no processo seletivo. Com isso, fui estudar na Escola Estadual Desembargador Floriano Cavalcanti, mas o desejo de ser aluno do Instituto ainda existia”, enfatizou o estudante.

Quando estava no último ano do ensino médio, em 2012, Eduardo descobriu que a instituição ofertava cursos de graduação, e a Licenciatura em Física era um deles: “Como o sonho de estudar no IFRN estava vivíssimo, essa era mais uma oportunidade, então me inscrevi, e, finalmente, consegui êxito, com minha nota do Enem. A felicidade tomou conta, uma vez que era concretização de um sonho antigo”, celebrou.

Do Ensino Superior à Pós-graduação

“Estudar no IFRN sempre foi um sonho, não só meu, mas também da minha família, tendo em vista que sou oriundo de uma família humilde e estudar sempre foi o único caminho tido como solução para vencer na vida”, declarou Eduardo.

Durante a graduação, o estudante fez pesquisas sobre o Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid). Após a aprovação no Mestrado Acadêmico em Educação Profissional do Instituto, continuou a sua pesquisa sobre o Pibid. Com o tema “A experiência de licenciados com currículo integrado por meio do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência no IFRN”, a pesquisa tem como objetivo compreender a experiência de licenciandos do IFRN junto ao campo da educação profissional, a partir da imersão no ensino médio integrado, por meio das dinâmicas do Pibid.

Reconhecimento e gratidão

Para Eduardo, a Licenciatura em Física não foi fácil, mas durante sua jornada acadêmica obteve apoio de professores, os quais atribui o sentimento de gratidão: “Minha maior dificuldade ao chegar ao IFRN foi a falta de base, uma vez que sou oriundo da escola pública e não tive um ensino tão bom. O IFRN tem algo que te faz ser diferente, e os professores são essa diferença. Tive na Licenciatura professores que foram importantes durante minha trajetória, nos quais me espelho, como os professores Andrezza Tavares e Edemerson Solano”, ressaltou.

“O desenvolvimento dos cursos de Pós-graduação dentro do IFRN só mostra o quanto a instituição se preocupa com a verticalização do ensino dentro dela. Eu sou a prova disso, visto que fui aluno de uma Licenciatura, hoje sou mestrando e pretendo, em breve, ser doutorando. A escola é tão afetiva e comprometida com um Ensino de excelência que não conseguimos deixá-la. Sem contar que o IFRN valoriza o desenvolvimento da ciência no nosso país”, finalizou o estudante.