Novos desafios: pandemia obrigou adaptações na vida de concurseiros

por , publicado em 06.maio.22

O coronavírus trouxe a necessidade de mudanças no cotidiano dos estudantes e segue modificando calendários e oportunidades.

Por: Friedda Lopes, Tony Lucas, Rangel Pontes e Victoria Alves

Prova de concurso

Retomada da realização de concursos está expectativa de 2022
Crédito: Divulgação/Internet

É inegável que a pandemia da Covid-19 prejudicou bastante o planejamento orçamentário da União, dos Estados e dos Municípios. Não bastasse a redução da receita, os gastos com saúde pública, estritamente necessários para o combate ao coronavírus, aumentaram consideravelmente.

Assim, o setor público aumentou seus gastos e reduziu suas receitas, o que levou ao inevitável aperto nas contas públicas. Diante deste cenário, uma das saídas encontradas pelas gestões estatais foi o estabelecimento de critérios mais rígidos para os gastos com pessoal. Diversos órgãos adiaram o lançamento de editais, vários outros simplesmente suspenderam a realização do certame.

Na tentativa de controlar esses gastos, foi editada pelo Congresso Nacional a Lei Complementar 173/2020, que estabeleceu uma série de proibições aos gestores públicos até dezembro de 2021. Segundo a lei aprovada, os prazos de validade dos concursos voltariam a correr no dia 1 de janeiro de 2022.

Após dois anos de planos frustrados, os concurseiros podem finalmente se preparar para um ano agitado. Ander França de 35 anos é concurseiro e nos conta como a pandemia afetou sua rotina de estudos. “Com o começo da pandemia, as bibliotecas, os cursinhos e as salas de estudos fecharam.” diz. Ele conta ainda que foi necessário mudanças. “Foi necessário que eu me adaptasse a estudar em casa, algo que não foi fácil. É complicado, uma vez que em casa há vários fatores que interferem na concentração”, confessa.

Junto às mudanças, a pandemia trouxe uma carga muito pesada no emocional das pessoas. Ander conta que “a pandemia está roubando sonhos. Quem é concurseiro vive na aflição. Expectativas são criadas todos os dias com possíveis editais, os quais podem ser lançados a qualquer momento. Mas, de repente, por causa da pandemia tudo foi adiado” relata.

Além da pandemia, outro assunto que gera insegurança às pessoas que se dedicam às provas de concursos, é a inquietação e dúvida referente a realização de concursos em ano de eleição. O professor e palestrante para concursos públicos, Assis Maia, diz que “é perfeitamente possível fazer concursos em ano de eleição, sem nenhum tipo de dificuldade em relação a autorizar o concurso, definição de banca, publicação de edital, realização das provas e etapas.” O único contratempo seria com relação a nomeação para os cargos exclusivos do poder executivo e legislativo.

Ele reforça que focar em vários concursos não é o ideal, pois isso acaba diminuindo as chances do candidato. Por isso, enquanto o estudante não souber em qual concurso focar no momento, o recomendado é estudar, saber das matérias básicas e aprimorar o conhecimento acerca delas. Para um bom desempenho nos estudos e provas, o professor Assis Maia, diz que é fundamental se atentar e monitorar a forma como se estuda e o decorrer do desempenho nas provas.

Concursos previstos para 2022 no RN

Após dois anos recheados de incertezas e adiamentos na vida dos concurseiros, 2022 promete mudar esse cenário. Os concursos previstos que estão com bancas definidas ou em processo de definição e em breve terão seus editais publicados são os concursos da Polícia Militar, Assembleia Legislativa e da Fundação de Atendimento Socioeducativo do Estado do Rio Grande do Norte (FUNDASE).

Na situação de comissão formada estão os concursos do Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA), da Procuradoria Geral do Estado do Rio Grande do Norte e do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).

Outros previstos são os Concursos do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte, do Tribunal de Contas do Rio Grande do Norte, da Secretaria de Estado da Tributação do Rio Grande do Norte, do Corpo de Bombeiros, da Prefeitura de Ceará-Mirim e da Prefeitura de Upanema.