Concurso público da prefeitura de Macaíba é suspenso várias vezes

por , publicado em 11.jul.22

Fatores diferentes levaram a várias suspensões da prova, que estava inicialmente prevista para acontecer em 2019

Aécio Oliveira e Júlio Marcel

Em Macaíba, cidade da Grande Natal, um concurso público que ofereceria 627 vagas para nível médio e superior e que abriu seu período de inscrição em dezembro de 2018 sofreu diferentes cancelamentos desde então, causando frustração e descontentamento por parte dos candidatos. Sua primeira suspensão se deu já em janeiro de 2019 e, segundo o jornal Correio Braziliense, o motivo disso foi a constatação de falhas em seu edital e irregularidades da empresa organizadora, a Consulpan.

O concurso continuou suspenso até 2020 e, com a chegada da pandemia de Covid-19 no Brasil no início do ano, a necessidade da implementação de um isolamento social para conter o vírus se fez presente, dificultando ainda mais a sua continuidade. Porém, com a melhora nos casos no país no final daquele ano, a prefeitura de Macaíba reabriu as inscrições para o concurso em outubro, segundo o G1 RN. Contudo, o ano de 2021 chegou e com ele, veio a segunda onda da pandemia no Brasil, causada principalmente pela variante Gamma do coronavírus. Novamente, então, o concurso teve de ser suspenso.

Prefeitura de Macaíba (Foto: cref16.org)

Erika Rayane, 30, que está inscrita desde 2018 para o cargo de contadora contou que se preparou bastante para fazer a prova, e desde que o concurso foi cancelado pela primeira vez e sem previsão de retorno, ela se sentiu desmotivada a continuar os estudos para o certame. Ela ainda disse que em relação a reabertura das inscrições é injusta para quem se inscreveu desde o início, uma vez que a concorrência tende a ficar bem maior. Erika falou que mediante a tantas incertezas em relação a esse concurso, faz medo “meter a cara” nos estudos, e do nada ser cancelado novamente, e finaliza dizendo que é o concurso das incertezas.

Já Rosemar Guedes, 32, que pleiteia o cargo de professora da educação infantil ressalta que não tem mais as mesmas expectativas que tinha na abertura do concurso lá em 2018, e que as expectativas são bem menores. A pedagoga disse que a confiança quanto a realização da prova ficou abalada devido aos vários cancelamentos e mudanças de banca. Ela destaca que os conteúdos a serem estudados pelos candidatos de uma empresa para outra são diferentes, dificultando ainda mais para os candidatos que vinham estudando os conteúdos das bancas anteriores. A candidata também falou sobre a mudança da validade do certame que na sua abertura e 2018 teria a validade de 2 anos, e após os cancelamentos e reaberturas, esse prazo foi diminuído para 6 meses, prejudicando a confiança dos que ficarem na reserva, além de ter diminuído o número e vagas em determinados cargos, ou seja, o concurso não nos deixa confiante em relação a nada.

Concurso público (Foto: DeFato Online)

Segundo o G1 RN, recentemente, em maio de 2022, a prefeitura de Macaíba voltou a abrir as inscrições do concurso – mas com 548 vagas -, que se encerrarão no dia 7 de julho. As vagas abertas são de uma ampla variação de áreas profissionais e pagarão aos aprovados salários que variam de R$ 1,5 mil até R$ 11 mil. É esperado que, agora, a prova seja realizada e não haja mais nenhum transtorno aos candidatos, que já aguardam a realização desta há mais de três anos.