Professora da UFRN concorre à vaga na ANRL: por mais equidade de gênero nos espaços

por , publicado em 18.jul.22

Josimey Costa disputa a cadeira de número 32 da Academia Norte-Riograndense de Letras

Professora Josimey Costa (Foto: cedida)

A professora Josimey Costa, docente e pesquisadora no Programa de Pós-Graduação em Estudos da Mídia (PPgEM) da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), está concorrendo a uma vaga em uma das cadeiras da Academia Norte-Riograndense de Letras (ANRL). A docente, que é graduada em Jornalismo e em Ciências Sociais pela UFRN e pós-doutora em Comunicação e Cultura pela ECO-UFRJ, concorrerá à cadeira Nº 32, que antes era ocupada pelo ex-governador Geraldo Melo, até seu falecimento, em 6 de março deste ano.

Josimey conta que a principal motivação para se candidatar à ANRL é que a Academia é um lugar de reconhecimento da atividade do escritor e da literatura, bem como proporcionar voz política em prol da manutenção do patrimônio literário e cultural do lugar que ela representa, ou seja, o Rio Grande do Norte. A docente ainda revela que a sugestão da candidatura veio de seus próprios colegas acadêmicos.

Caso a candidatura da docente seja aprovada, a cadeira a qual ela concorre, que tem como patrono Francisco Fausto e fundador Tércio Rosado, será ocupada pela primeira vez por uma mulher. Consequentemente, a ANRL passaria a ter cinco mulheres – atualmente são quatro – de um total de 40 membros. “É um aumento ainda pequeno, mas já apontando em uma tendência da participação feminina em direção a uma equidade numérica ou pelo menos em uma proximidade de equidade numérica”, afirma Josimey.

Página da cadeira 32 no site oficial da ANRL (Foto: reprodução | https://anrl.org.br/acervo/cadeira-32/)

A professora espera conseguir, caso eleita, dar voz às pessoas que possuem um lugar social semelhante ao seu, ou seja, que ocupam espaço no mundo da literatura, bem como às mulheres que são escritoras e buscam serem reconhecidas nesse meio. A candidata também almeja que possa contribuir com sua experiência como jornalista e professora universitária em todas as atividades que exercer ou ajudar a executar, como por exemplo o trabalho do professor Kokinho – que é ocupante de uma cadeira da ANRL desde 2020 – no ensino de literatura potiguar aos alunos do Ensino Fundamental e Médio.

Atualmente, estando ligada somente à pós-graduação na UFRN, orientando pesquisas, inclusive, a docente não pretende se afastar dessa atividade caso venha a se tornar integrante da ANRL, ao menos até o final do ano, que é quando seu compromisso com o PPgEM se encerrará. “Também vou ministrar uma disciplina que ministrei no primeiro semestre. Neste segundo semestre, é a continuação, a parte dois, da disciplina ‘Escrita Científica’”, revela Josimey. Após isso, ela acredita que sua contribuição com a UFRN, como professora voluntária, irá terminar.

A eleição ocorrerá na primeira quinzena do mês de agosto e o resultado será divulgado após todos os 39 membros atuais da Academia votarem. A ANRL foi fundada em 1936 por um grupo de intelectuais e tendo como liderança Luís da Câmara Cascudo. 86 anos depois, a instituição é responsável desde o início por prestar grande serviço ao estado do RN, preservando, promovendo e adicionando cada vez mais à sua cultura e literatura.