Projeto oferece mentorias gratuitas para olimpíadas acadêmicas nacionais

por , publicado em 24.ago.22

Iniciativa de estudantes do ensino médio, mentores são alunos que foram medalhistas

Arte: Lidiane Borges

Para ajudar na preparação de estudantes da rede pública e privada de ensino para as olimpíadas brasileiras de astronomia, física, informática, química e matemática, a União Estudantil de Treinamento Olímpico (UETO), composta por estudantes do Ensino Médio medalhistas em uma ou mais das olimpíadas acadêmicas, criou o Projeto UETO.

O objetivo do projeto é ofertar mentorias preparatórias gratuitas com mentores que foram medalhistas em edições passadas para alunos que estejam interessados em evoluir dentro do meio olímpico acadêmico, dando foco aos estudantes de baixa renda.

Com abrangência nacional, as aulas são realizadas de forma totalmente remota com encontros semanais e aplicação de simulados até a última fase da olimpíada em que o mentorado irá participar. O aluno participante também terá um acompanhamento individual durante toda mentoria.

O projeto foi criado no ano passado pelo estudante carioca João Costa, medalhista de ouro em 2021 na Olimpíada Nacional de Ciências, Olimpíada Brasileira de Astronomia e Olimpíada Cearense de Química.

“Quando comecei a dar aulas de mentoria olímpica para o pessoal da minha turma, outros colegas também se interessaram e resolvemos expandir o projeto. Pois, conhecemos a realidade de quem quer estudar para uma olimpíada acadêmica, mas não tem o apoio e direcionamento necessário. Então, em maio do ano passado, nasceu o Projeto UETO”, comenta João.

Mudar realidades

“O nosso objetivo principal é mudar realidades por meio das olimpíadas. A maioria dos integrantes do projeto teve a vida completamente revolucionada por conta desse tipo de competição. Posso citar meu próprio exemplo, que saí da Baixada Fluminense no Rio de Janeiro e consegui uma bolsa de estudos em uma das melhores escolas do Brasil em outro estado, tudo por conta de olimpíadas”, ressalta o estudante.

De acordo com João, em 2021, o projeto teve um total de 25 participantes em todas as áreas ofertadas pelo projeto, e eles conquistaram: os 3 primeiros lugares da OBI 2021 na modalidade Programação Júnior e uma medalha de bronze na modalidade Programação I; uma medalha de ouro na Olimpíada Paraense de Química; três medalhas de bronze na Olimpíada Brasileira de Química Júnior; e duas medalhas, ouro e prata, na Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas.

Para acompanhar os períodos de inscrições nas mentorias, acesso o perfil do Projeto Ueto.