Vale a pena ouvir de novo: 5 músicas antigas resgatadas pelo TikTok

por , publicado em 24.ago.22

Aplicativo de vídeos faz os jovens dançarem novas versões de grandes sucessos do passado

Bruna Torres e Yuri Gomes

Foto: Pixabay/ Nikuga

Em 2022, o TikTok atingiu a incrível marca de 1 bilhão de usuários ativos por mês no mundo inteiro – no Brasil, o número de usuários ativos por mês chega a 74 milhões. É a sétima rede social mais acessada, ficando atrás somente do Facebook, YouTube, WhatsApp, Facebook Messenger, Instagram e WeChat). 

É inegável que esses números dão um enorme poder ao aplicativo sobre toda a indústria musical, pois muitas vezes os lançamentos da música pop fazem sucesso primeiro no TikTok para depois explodir nas rádios e no streaming, como Spotify, Apple Music etc.

Recentemente, um fenômeno interessante vem acontecendo desde o crescimento vertiginoso da plataforma: o resgate de músicas que fizeram sucesso muitos anos antes do nascimento da maioria dos usuários da plataforma. 

Veja abaixo 5 músicas antigas – e vídeos engraçados – que fazem sucesso no TikTok e você provavelmente já escutou rolando a tela para cima. 

Rasputin (1978)

De longe, o caso mais estranho da lista: Rasputin (1978), da banda jamaicana Boney M. é uma música disco que fala sobre Grigori Rasputin, um místico e conselheiro da família do Czar Nicolau, último imperador da Rússia. Em 2021, a canção viralizou no TikTok, chegando a ser incluída na lista de virais do Spotify. No fechamento desta matéria, os vídeos do #rasputinchallenge tinha mais de 100 milhões de visualizações

Master of Puppets (1986)

Metallica é uma das bandas de metal de maior sucesso na história. Seu álbum Master of Puppets, de 1986, é considerado pela Rolling Stone como o segundo maior álbum do gênero de todos os tempos, atrás somente de Paranoid, do Black Sabbath. E 36 anos após seu lançamento, a música que dá nome ao disco volta às listas de mais tocadas no Spotify graças ao seu sucesso no TikTok: os vídeos assinalados com #masterofpuppets têm quase 350 milhões de visualizações no aplicativo. 

Running Up That Hill (1985)

“O mundo enlouqueceu”, reagiu emocionada a cantora e compositora de Running Up That Hill (A Deal With God), Kate Bush, em entrevista à BBC, diante do sucesso da sua música lançada há 45 anos, que viralizou após ser usada em cena da série Stranger Things. No TikTok, os vídeos com a canção acumulam mais de 1 bilhão de views

Toxic (2003)

A princesa do pop foi o marco da cultura pop americana nos anos 2000. Britney Spears mesclava canções de amor com batidas jovens e letras chicletes. Toxic ganhou destaque na época, e atualmente possui mais de 30 bilhões de acessos, incluindo challenges com mais de 47 milhões de views.

Promiscuous (2006) ft Timbaland

Nelly Furtado voltou a ser um nome bastante comentado no Tik Tok depois que os usuários “resgataram” uma das músicas mais marcantes de sua carreira em colaboração com o rapper e produtor Timbaland. Nas paradas de sucesso, Nelly trazia músicas com uma pegada pop, hip hop e R&B que deu uma mexida no cenário musical da época. Promiscuous contabiliza atualmente mais de 149 bilhões de visualizações e se consagra como um dos hits mais utilizados em challenges.

Afinal, o que são “challenges?”

Foto: Pixabay

Os challenges, em tradução livre “desafios”, são muito populares no Tik Tok. É um tipo de campanha viral em que todos precisam repetir, por meio de uma hashtag, a música, coreografia ou qualquer nova mania criada pelos usuários. É comum que essas challenges resgatem músicas antigas e até ampliem os horizontes para novos artistas que buscam seu espaço no mercado digital. 

tags

posts relacionados