5G em Natal: confira o que mudou e as possibilidades da nova tecnologia

por , publicado em 26.out.22

A tecnologia 5G chegou e já pode ser utilizada por todos os natalenses com celulares compatíveis, mas será que é tudo isso?

Por: Giovanna Cavalcanti Barroso; João Gustavo de Oliveira Silva e Sávio Santos Padilha

O  mês de setembro de 2022 veio recheado de novidades para os entusiastas de tecnologia em várias capitais do país, inclusive em Natal. A principal novidade é a implantação da tecnologia 5G, há muito aguardada, que trouxe uma internet móvel com maior velocidade e melhor desempenho para a cidade.

Mas afinal, o que mudou com a chegada da tecnologia? Se você já esperava ter uma conexão voando em todos os locais, bom, vamos com calma. As principais operadoras (TIM, Vivo e Claro) já estão operando a tecnologia 5G na cidade, mas a cobertura ainda é bem limitada.

Diferença entre a cobertura 5G e 4G (respectivamente) da operadora TIM em Natal. Fonte: Website da TIM.

Como afirmam Thayla Job da Silva e Isaac Silva de Oliveira, que já puderam testar a nova tecnologia, eles ainda não sentiram muita diferença. Thayla é dentista, trabalha em um consultório em Natal, e conta que ainda não conseguiu usar o 5G em muitos locais e que durante o uso não sentiu muita diferença em relação ao 4G. Isaac é estudante e estagiário de comunicação. Costuma lidar com tecnologia no estágio e na faculdade, mas ainda não teve muito acesso ao 5G.

Vale lembrar que é necessário ter um celular compatível com a tecnologia. Você pode conferir se o seu está na lista clicando aqui.

De fato a cobertura do 5G limitada pode fazer com que a tecnologia ainda não possa ser aproveitada totalmente, porém isso também pode acontecer porque os benefícios dela vão muito além de navegação na internet. Para a navegação normal o próprio 4G já é excelente.

A operadora TIM colocou no ar um site que mostra os principais benefícios do 5G, os principais são estes:

Segurança e inteligência: o 5G aumenta os recursos de cidade inteligente. Permite uma melhor conexão para sistemas de segurança e pode ajudar em políticas de segurança pública.

Casa conectada: agora com o 5G podemos ter mais possibilidades com equipamentos inteligentes em casa. Aspirador inteligente, lâmpadas, caixa de som, televisão, câmeras ou até mesmo portas, tudo que pode se conectar agora fica muito melhor com o 5G.

Veículos autônomos: com o 5G os carros que dirigem sozinhos são uma realidade bem mais próxima.

O 5G realmente permite uma infinidade de coisas, traz benefícios para quem gosta de games, para a medicina, trabalho e muito mais. Atualmente a tecnologia ainda não mostrou todo o seu poder aqui em Natal, porém isso é apenas questão de tempo.