Projeto trabalha ressocialização de pessoas privadas de liberdade

por , publicado em 26.out.22

Objetivo é promover uma vida mais dignidade aos participantes

Por: Gabriel Gomes, Habyner Lima e Henrique Monte

A ressocialização de presos e ex-presidiários no Brasil continua sendo um tema polêmico em outros campos, e não consideramos o processo de reintegração dessas pessoas à sociedade uma tarefa que vale a pena. Há vozes. Políticos conservadores, militares e ex-militares, normalmente trabalham para fortalecer as políticas penais, mas não é o caso das medidas de reabilitação de detentos. Não temos o mesmo compromisso de discutir

Recentemente, os dados sobre auxílio-retirada de janeiro de 2019 a setembro de 2022 foram divulgados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mostrando uma redução de 52,2% no valor concedido às famílias que recebem auxílio-retirada.

Em contraponto a essa realidade, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte, por meio de seu Campus Natal Zona Leste, lançou o Projeto Alvorada, que promove cursos de formação inicial e continuada (FIC) para egressos do sistema prisional com o objetivo de garantir a reintegração social e educacional dos indivíduos. O projeto atualmente  acompanha 19 mulheres e 1 homem. Durante os estudos, os estudantes receberam treinamento nas áreas de Auxiliar Administrativo, Informática Básica e Empreendedorismo e Inovação.

Edineide Bezerra, coordenadora pedagógica do Projeto Alvorada, relatou como surgiu a ideia da iniciativa. “O projeto surgiu através de um edital para fomentação na instituição. O processo de implementação se deu através do Campus aderir a 3 cursos FICS. Após isso, veio a seleção da equipe com um determinado perfil, alinhado com o público alvo do curso, tendo uma formação voltada para educação de adultos e com viés dos direitos humanos, além , é claro, da formação nas áreas dos cursos ofertados”.

A aluna do projeto Andreza Maia comentou sobre a iniciativa. “Estamos muito felizes com as oportunidades de treinamento que o IFRN nos deu. A única palavra que pode descrever tudo isso é gratidão, a cada dia que passa algo novo é apreendido e levado para vida.”

Para que o Projeto Alvorada tenha continuidade, é preciso que sejam abertas novas chamadas por parte do Departamento Nacional de Justiça, que está relacionado com o Ministério da Justiça. Os organizadores têm esperança que isso seja possível no próximo ano.