ABC garante receita milionária para temporada 2023. Confira

por , publicado em 27.out.22

Campeão Potiguar e vice brasileiro da série C, o ABC, encerra temporada vitoriosa e já pensa em investimento maior no ano de 2023.

Por João Pedro e Túlio Maia

Estadio Frasqueirão/ Por João Pedro/Jormais
O estádio Frasqueirão receberá os jogos do ABC em 2023 / por João Pedro

Dez milhões de reais é o valor inicial aproximado que a equipe potiguar terá, incluindo premiações e cotas de televisão, disponíveis para a próxima temporada. Estadual, Copa do Nordeste, Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro serão as competições da equipe alvinegra no ano de 2023.

Se baseando na atual temporada, o ABC terá uma receita na Copa do Brasil inicial de 620.000 reais e com o avançar das fases o clube irá receber mais premiações. Cada fase da competição é dividida com premiações de acordo com o pote em que cada equipe participa. No caso do ABC pote 3, na 1⁰ fase cada equipe do pote recebe 620.000 reais; 2⁰ fase 750.000 reais; 3⁰ fase 1.900.000 reais; oitavas de final 3.000.000 de reais; quartas de final 3.900.000 reais; semifinal 8.000.000 de reais e na final o vice recebe 25.000.000 de reais e o campeão 60.000.000 de reais. Para a temporada 2023 esses valores podem receber um reajuste devido aos direitos de transmissão e novos patrocinadores.

Na Copa do Nordeste, o ABC será sorteado entre os potes 2 e 3, nesses potes cada clube receberá na 1⁰ fase o valor de 2.400.000 reais (pote 2) e 1.900.000 reais (pote 3), ainda ocorrerá às fases iniciais que definirão o pote de sorteio do ABC. Nas próximas fases cada clube que avançar recebe igualmente as mesmas premiações nas quartas 500.000 reais; nas semifinais 700.000 reais e na final o vice-campeão 1.300.000 reais e campeão 2.000.000 de reais. Ao todo o campeão do Nordeste deve receber no mínimo 4.400.000 reais e no máximo 6.400.000 reais. A Copa do Nordeste será um dos grandes objetivos para o 2023 do ABC já que é um título que o clube não possui como também uma fonte de receita a mais que alguns clubes da 2⁰ divisão do brasileiro não possuem. Caso o ABC seja campeão, embolsará uma receita entre 5.600.000 (pote 2) reais e 5.100.000 (pote 3), o que seria além do título regional inédito uma fonte de receita para sonhar mais alto no campeonato brasileiro.

As cotas de televisão serão a maior receita do alvinegro potiguar para 2023. Cerca de 8.000.000 de reais são distribuídos igualmente para os 20 clubes participantes da segunda divisão do campeonato brasileiro. Entretanto, esse valor pode sofrer um reajuste para a próxima temporada, ainda irão ocorrer reuniões entre os clubes e a empresa detentora dos direitos de transmissão para uma possível renovação e ajustes nos atuais valores.

Torcida do ABC lota Frasqueirão/ por João Pedro

O sócio torcedor foi a principal fonte de receita do ABC na atual temporada. Variando entre 4.000 e 6.000 sócios, o programa é fundamental para o sucesso do clube e o diferencial para os demais participantes das competições que irá disputar na próxima temporada. Atualmente o ABC possui 6.608 sócios torcedores, a meta do clube é alcançar os 10.000 para ter uma receita maior no ano de 2023. O departamento de marketing lançou uma promoção para aumentar o número de sócios, os primeiros 1.500 torcedores que aderirem aos planos atuais permanecerão pagando o mesmo valor da atual temporada no ano de 2023.

Para o torcedor alvinegro, Menezes, o sócio torcedor foi o diferencial para acompanhar o 2022 do ABC “poder assistir a todos os jogos do ABC no Frasqueirão com os benefícios do sócio de entrada exclusiva é muito bom e facilitou muito minha presenças neles”. A importância de ajudar o clube do coração a atingir voos mais altos através do programa de sócio foi destacado por Menezes “tenho certeza de que o acesso para série B foi uma consequência do trabalho da diretoria que conseguiu atrair muitos torcedores a se tornarem sócios do clube e participarem mais do dia a dia do time na arquibancada e financeiramente”. Menezes ainda fala sobre a torcida alvinegra e sua importância na atual temporada “A continuidade no programa de sócio é além da ajuda financeira também uma ajuda esportiva, a torcida foi protagonista nessa campanha da série C sem ela o ABC teria grandes dificuldades para conseguir o acesso, por isso irei continuar sendo sócio e ver meu ABC na série B ano que vem”.

Na próxima temporada, os torcedores assistirão mais jogos do ABC do que neste ano, pelo campeonato brasileiro 38 rodadas ,o sócio torcedor dependendo de sua modalidade, terá direito a gratuidade em 19 jogos onde o ABC será mandante, pela Copa do Nordeste 8 jogos sendo 4 como mandante. No caso do Estadual, a FNF ainda irá divulgar o formato da competição em 2023, e da Copa do Brasil o número de jogos em casa será de acordo com o avanço do ABC na competição.

A equipe potiguar não disputava um calendário “cheio” desde o ano de 2017, ano em que disputou o campeonato potiguar, copa do nordeste, copa do Brasil e a segunda divisão do campeonato brasileiro.

Em 2017, o ABC sofreu com o rebaixamento para a terceira divisão e desde lá enfrentou mais um rebaixamento, desta vez para a quarta divisão do futebol brasileiro. No ano de 2020 fracassou na segunda fase da série D e permaneceu por mais um ano na quarta divisão.

No ano seguinte, em 2021, o ABC garantiu o acesso para a série C em cima do Caxias-RS. Com Bira Marques sendo eleito e continuando o projeto de sua gestão, o ABC em 2022 retornou para a segunda divisão do campeonato brasileiro acarretando em um calendário com grandes possibilidades de evolução para o alvinegro potiguar.

O ABC terminou a temporada com o título estadual e o vice-campeonato da Série C. Números do ABC na temporada 2022:

Número de jogos: 49

Vitórias: 26