Empresas Júniores são oportunidades para estudantes ingressarem no mercado de trabalho

por , publicado em 27.out.22

Empresas compostas por estudantes da universidade proporcionam experiências profissionais nos ramos de atuação

O início profissional sempre é complicado para os alunos que estão na universidade, principalmente para quem acaba de ingressar no ambiente acadêmico. Grande parte das empresas ou órgãos exige currículo que destaque a experiência profissional e esse é um dos fatores que impossibilita muitos jovens de ingressarem mais cedo nas empresas.

Além disso, devido às formas mais avançadas que o mercado impõe aos universitários, a teoria vista em sala de aula muitas vezes é insuficiente para a prática profissional.

Dessa maneira, as empresas juniores tem como objetivo incentivar os alunos no ramo empresarial e no seu futuro, através da produção de trabalhos e projetos para clientes reais e que já estão algum tempo ativos no mercado, trazendo para os universitários uma experiência mais sólida com o trabalho profissional na sua área de atuação.

Na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, existem várias empresas juniores, em diferentes cursos e áreas, como nos cursos de Engenharia de Produção, Contabilidade e Direito, por exemplo.

A Adm Consult, empresa júnior da UFRN que reúne estudantes de administração, é um dos vários negócios que começaram na universidade e fazem um trabalho bem engajado nessa forma de atuação.

A aluna Paula Pilar (21), do quarto semestre de administração, fez parte da empresa e viu nela a oportunidade de começar bem cedo o trabalho no ramo em que gostaria de atuar quando se formar. De acordo com ela, a Adm Consult foi um verdadeiro laboratório prático para sua formação acadêmica e profissional.

“Desde o meu trainee aprendi muito na ADM Consult. Com toda certeza, foi uma virada de chave na minha vida e eu sempre estarei marcada pelo que aprendi lá. Tive muitas habilidades que foram moldadas e adquiridas pela minha experiência no Movimento Empresa Júnior (MEJ). Não foi só de grande valia para o meu amadurecimento profissional, mas também pessoal”, conta Paula.

Membros da Adm Consult em evento júnior – Foto: Acervo Pessoal

De acordo com ela, entrar na empresa júnior ajudou a entender, na prática, o impacto que uma gestão bem estruturada traz para as pessoas que estão inseridas na organização, aos gestores, clientes e ao mercado em geral.

Durante seu período na ADM Consult, Paula foi de trainee (fase de treinamento) à consultora sênior de projetos (responsável pelo recrutamento e seleção da EJ) e desenvolveu habilidades que a acompanharam em toda sua trajetória no mercado de trabalho. “Na EJ, eu obtive conhecimento sobre gestão de pessoas, funil de vendas, prospecção e tantas outras capacitações que o mercado exige e são essenciais na construção de um bom profissional”, relata.

No âmbito econômico, as empresas juniores também têm um grande papel na construção de um profissional mais capacitado, dando chances da realização de cursos, congressos e palestras, além do capital que elas acumulam com a venda de seus projetos para clientes reais, com um preço bem abaixo do mercado.

“Por meio desse movimento, pude entender a importância do empreendedorismo jovem e o quanto engrandece aqueles que adentram e pude me apaixonar ainda mais por aquilo que estudo e trabalho, entendendo a importância e o impacto na vida das pessoas”, destacou Paula.

Paula já atua no mercado de trabalho e utiliza experiência da EJ – Foto: Acervo Pessoal

Atualmente Paula já está atuando no mercado de trabalho e sempre atribui méritos ao seu tempo na EJ, que trouxe experiências e conhecimentos para toda a vida dela. “Se você tem a oportunidade de entrar em uma empresa júnior, faça esse favor a si mesmo e embarque nessa experiência única e enriquecedora que uma EJ traz.”, finalizou a estudante de administração.

Empresas Júnior UFRN

Estudantes de qualquer semestre podem se inscrever para concorrer à vaga das empresas juniores na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, sem restrição de conhecimento e experiência.

Cada empresa tem seu próprio processo seletivo, no qual algumas etapas podem se assemelhar. Em outras empresas, o trainee – fase de treinamento dos novos membros – é parte do processo e se torna eliminatório.

Algumas Empresas Juniores da UFRN são: Adm Consult (Administração), Enfasis Jr. (Jornalismo), Produtiva Júnior (Engenharia de Produção), Consej (Direito), Lumus (Engenharia Elétrica), Edifique Jr. (Arquitetura e Engenharia Civil), Apta (Psicologia), 59 mil (Publicidade e Propaganda), Enquadros (Audiovisual), entre outras.

Geralmente, os processos seletivos são anunciados nas redes sociais. Cada uma das empresas tem seus próprios critérios, porém só é permitido o ingresso de estudantes da própria universidade, mesmo que de diferentes períodos.