Natal se torna a segunda capital com a gasolina mais cara do Brasil, de acordo com ANP

por , publicado em 27.out.22

Os postos da cidade potiguar encareceram o combustível mesmo após contínuas reduções de preços nas refinarias.

Por: Túlio Maia e João Pedro

Posto Cirne II – Prudente de Morais / por Túlio Maia

A capital do Rio Grande do Norte é destaque quando o assunto é preço de combustíveis. De acordo com um levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) feito entre o dia 09/10/2022 e o dia 15/10/2022, Natal é a segunda capital com o maior preço médio de revenda de gasolina comum e aditivada no país. O preço médio da gasolina comum no município é de R $5,44 por litro, e fica atrás apenas da cidade de Salvador, na Bahia (R $5,56).

O preço do etanol hidratado fica em 3º lugar, custando R $4,42 o litro, empatadocom a cidade de Porto Velho. Apesar da posição menor, ainda é o etanol mais caro das capitais da região do nordeste, ficando atrás apenas de Florianópolis (R$/L 4,53) e PortoAlegre (R$/L 4,52).

A cidade teve um aumento repentino de preços sem justificativa. Os preços da gasolina custavam menos de R $4,80 nos postos e passaram a custar em torno de R $5,49 no fim de setembro. O Procon recebeu diversas denúncias de aumento abusivo e aplicou uma multa nos postos de combustíveis que realizaram esses ajustes. O órgão relatou que não houve reajuste de preço nas refinarias que justificasse esse aumento, e isso configuraria o abuso.

(Preço médio da gasolina comum por estado, dados da ANP)

O levantamento dos preços de combustível nos postos é feito semanalmente pelaANP e serve como base para a análise dos preços de revenda nas principais cidades do Brasil. No levantamento feito no início de outubro, entre os dias 02/10/2022 e 08/10/2022, a capital potiguar estava ocupando a primeira posição, com o preço médio de gasolina comum e aditivada mais caro dentre todas as capitais do país, custando R $5,42. Apesar do aumento de dois centavos no preço na última semana, a cidade perdeu o posto para Salvador, que teve um aumento considerável e inesperado no mesmo intervalo de tempo, passando de R $5,04 para R $5,56 por litro. Esse aumento repentinode preço, que agora também ocorre na capital da Bahia, gerou muita indignação e muitas dúvidas nos cidadãos, tendo em vista que o preço nas refinarias não sofreu mudança.

Os valores nos postos de combustíveis em Natal agora estão em sua maioria emparelhados no valor de R $5,49 o litro (gasolina comum). Alguns locais que eram conhecidos pelos motoristas por ter o preço mais baixo do que nos outros, como o posto Macaco na avenida Nevaldo Rocha, agora apresentam uma diferença de valor praticamente insignificante de um centavo, custando R $5,48 o litro de gasolina comum. Para os condutores natalenses, se tornou muito difícil encontrar um posto de combustível com um preço de gasolina que seja abaixo disso.

O estudante universitário João Vitor Fernandes realiza rotineiramente o trajeto de ida e vinda para a Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e afirma que o encarecimento já está fazendo uma diferença na carteira. Se com os sucessivos declínios de preço, os motoristas sentiram aos poucos a economia no bolso, com o rápido aumento o que prevaleceu foi a sensação de um gasto maior nas finanças. “Antes do aumento era perceptível que sobrava mais dinheiro em relação ao início do ano. Agora com esse valor não está dando para economizar da mesma forma, e essa economia vai fazendo falta com o passar do tempo, se continuar assim”, afirma o estudante.

O Sindicato do Comércio Varejista de Derivados de Petróleo do Rio Grande do Norte (Sindipostos), justificou a alta como sendo a consequência de um problema no fornecimento de combustíveis por meio do polo de Guamaré, na Costa Branca potiguar. Isso teria levado as empresas locais a comprar os produtos de outros estados, e essa prática estaria encarecendo o produto final.