Projeto de pesquisa da UFRN desenvolve novo aplicativo para Caurn

por , publicado em 27.out.22

Com o objetivo de substituir o aplicativo antigo e facilitar a rotina dos associados, o CAURN Digital chega com mais recursos e novas ferramentas para facilitar o seu uso.

Por Adsson Santos, Ana Gabriela Liberato, Heitor Querioz


Foto: Layout do app/Foto de Adsson Santos

Desenvolvido por colaboradores do programa de pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, o aplicativo CAURN Digital foi idealizado como uma ferramenta intuitiva para facilitar a acessibilidade de todos e em especial dos seus associados.

O projeto foi coordenado pelo professor Itamir de Morais Barroca Filho e também envolveu alunos do curso de Tecnologia da Informação, os quais atuaram como desenvolvedores diretos da aplicação. “A experiência de trabalhar com os estudantes foi muito boa. Apesar de muitos já terem experiência prévia na área, houve uma evolução incrível de conhecimento deles durante a participação”, destaca o professor. Ele realça, também, que a parceria entre Caurn e IMD continua a todo vapor, por meio de melhorias e atualizações constantes a cada versão, com objetivo de melhorar a experiência do usuário.

A iniciativa surgiu de uma demanda da própria Caurn, a qual necessitava de um novo programa para suprir as falhas das versões anteriores e que melhor atendesse os servidores ativos, aposentados e pensionistas da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN). 

De acordo com o coordenador, a intenção era aplicar técnicas de inovação e das tecnologias da informação em um processo em que todo o software fosse refinado, na aplicação de segurança e interoperabilidade com outras aplicações e funcionamentos da Caurn. Todo esse processo durou cerca de um ano, contando toda a parte de estudo e pesquisa até a parte prática de desenvolvimento em si. Teve início em outubro de 2021 e foi entregue no dia 21 de setembro de 2022, em solenidade realizada em comemoração aos 25 anos da Caurn.

Dentre as novas funcionalidades e serviços que o Caurn Digital oferta, vale destacar a autorização de procedimentos como marcação de consultas médicas, Guia Médico atualizado, Carteira Digital, emissão de segunda via de boletos, declaração de Imposto de Renda e extrato de participação.


Foto: Reprodução/Caurn

Para Gabriele Rêgo, estudante do curso de Tecnologia da Informação e uma das desenvolvedoras do software, a experiência de participar foi muito boa, e serviu de muito aprendizado. “Se tratava de uma tecnologia com a qual eu não tinha muita familiaridade, então tive a oportunidade de aprender sobre ela e agora a estou usando em outros projetos”, afirma. Ela ressalta, ainda, a experiência de trabalhar diretamente com os clientes, e como eles foram fundamentais, por meio de seus feedbacks, para melhorias no app, que acabaram afetando positivamente a entrega do resultado final.

O CAURN Digital é gratuito e vai ser destinado tanto para os já cadastrados que, para fazer o acesso, só precisam colocar número de sua carteirinha e a senha do aplicativo antigo ou a que utiliza para acessar o site da Caurn, e outro para os colaboradores ainda não cadastrados ou sem senha. O aplicativo já está disponível para download no Google Play e Apple Store.