O que são jogos por streaming e por que crescem tanto?
Novo modelo de jogar atrai cada vez mais consumidores
Para quem não possui um console de videogame de última geração, um bom computador ou um celular poderoso, jogar alguns games — especialmente os que requerem uma especificação técnica mais avançada, como os principais lançamentos — pode ser uma tarefa difícil. Jogos com essas características podem simplesmente não serem executados em equipamentos mais defasados, ou até conseguirem ser abertos, mas com travamentos (o famoso lag) e lentidão, prejudicando a experiência do jogador.
Nos últimos tempos, com a capacidade gráfica desses games aumentando cada vez mais, muitas pessoas acabam ficando de fora por não possuírem tais equipamentos. Uma nova opção surgiu, então, no mercado: o streaming de jogos. Tal tipo de serviço se assemelha ao já conhecido e extremamente popular streaming de filmes, séries e programas, fornecido por empresas consolidadas no mercado, como a Netflix, Amazon Prime e a brasileira Globo Play.
O usuário que quiser ter acesso a uma lista de jogos que podem ser acessados por uma série de dispositivos — a depender de qual plataforma — deve ter acesso a um bom plano de internet e pode pagar uma mensalidade para obter acesso ao catálogo de games. Dentre as companhias que já oferecem o streaming de jogos estão a Sony (PlayStation Now), NVIDIA (GeForce Now) e, a que tem a plataforma mais popular e completa até o momento, Microsoft (xCloud).
Segundo matéria do site Minha Conexão, o streaming “se refere a uma tecnologia em que dados de áudio e vídeo são transmitidos pela internet, sem fazer o download do conteúdo”. Nesse sentido, outra vantagem desse tipo de serviço é que o usuário não precisa ter espaço livre no HD ou SSD, podendo acessá-lo a qualquer hora sem precisar necessariamente “ter” o produto. Por isso, essa pode ser uma opção viável também para quem está com seu armazenamento cheio e não quer comprar um novo dispositivo de memória.
Porém, também há algumas desvantagens nesse modo de jogar. Por exemplo, como os jogos são apenas “alugados”, alguns deles podem sair do catálogo a partir de uma certa data pré-estabelecida, fazendo com que o assinante tenha que esperar o mesmo game retornar no futuro ou comprá-lo normalmente. Além disso, como explica o GameBlast, “A resolução é outro grande problema dessas plataformas, pois elas precisam de servidores ultrapotentes e uma velocidade de internet melhor ainda”. Ou seja, se o usuário não possuir uma internet de alta velocidade, é provável que o jogo sofra com baixa resolução, lentidão ou desconexões durante a jogatina.
Trata-se de uma grande inovação tecnológica que possibilitou que muitas pessoas tivessem um acesso mais ampliado aos jogos, os quais são uma forma de entretenimento que não para de crescer, sendo o mercado de games, segundo o Diário Popular, a maior indústria de entretenimento atualmente, gerando renda para diversas pessoas por uma variedade de formas diferentes. Apesar de o streaming ainda ser algo muito recente e possuir alguns problemas, tendo apenas poucos anos de estabelecimento como uma forma viável de se jogar, é um meio promissor que atrai a atenção de toda a comunidade gamer, desde as empresas, até aos jogadores mais casuais e, visto o sucesso na parte de cinema e TV, é possível que no futuro, se tenha um cenário exitoso no mundo dos jogos.