Coletivo Manas na Rua: conheça o projeto voluntário formado apenas por mulheres

por , publicado em 30.nov.22

O trabalho voluntário leva alimentação vegana e acolhimento para pessoas em situação de vulnerabilidade social em Natal

Composto apenas por mulheres, o coletivo Manas na Rua é um grupo que realiza ações de distribuição de alimentos veganos, em Natal-RN. O trabalho é feito todos os sábados, desde 28 de novembro de 2020.

O coletivo surgiu durante a pandemia de covid19 e foi criado a partir da percepção do crescente número de pessoas em situação de rua, vulnerabilidade social e insegurança alimentar. Sem fins partidários ou religiosos, esse grupo de mulheres vem semanalmente levando comida e acolhimento para quem precisa. Elas se articulam para combater a fome, através de uma alimentação sem exploração animal.

O grupo que é composto hoje por 35 mulheres, começou com apenas cinco voluntárias e teve esse crescimento através do instagram @Manasnarua, plataforma onde elas divulgam suas ações. A ideia é proporcionar um ambiente seguro para atuação de mulheres no voluntariado e tem funcionado já que a maioria se conheceu dentro do próprio coletivo.

“Eu conheci o coletivo por meio do instagram e entrei em contato via direct, perguntando se eu poderia participar de uma das ações.” relata Maria Regina Diniz em entrevista para o Jormais. Ela tem 16 anos e é uma das mais jovens do grupo. O Manas na Rua é sua primeira experiência no trabalho voluntário e Regina afirma que o fato da proposta de um coletivo formado apenas por mulheres cria um ambiente seguro principalmente para as integrantes mais novas.

As ações

A ação semanal conta com a distribuição de café da manhã as 8:30h, mas o trabalho começa horas antes para as voluntárias que selecionam, organizam, preparam e transportam os alimentos ao local determinado para entrega à comunidade. São atendidas pessoas no Baldo, nas proximidades do antigo prédio do INSS da Ribeira/Rocas e nas Ocupações do MLB. Além disso, também são realizadas ações extras de distribuição de itens de higiene pessoal e limpeza, roupas, lençóis, toalhas e calçados.

Entre elas, a organizão é fundamental e o funcionamento do coletivo é dividido em grupos: o de Acolhimento de voluntárias; grupo de Mídias; o de Arrecadação; de Parcerias e Editais; grupo de Distribuição/Preparação do café e o grupo Financeiro/Jurídico.

Como doar

Qualquer pessoa interessada pode contribuir doando tanto através do pix Manasnarua@hotmail.com, como também alimentos e/ou materiais de higiene pessoal em um dos pontos de arrecadação na cidade:

Libre Café Vegano – @libre.vegan

Salivas – @salivasveg

Lung Fu – @lungfunp

Magical – @magical.vegan

Li Vegana – @li_vegana

Cozinha Ecológica – @espaco_cozinha_ecologica

Delectus – @delectusveg

Gabi Cabelereira – @gabelerera

Empenhadas, elas tem vários objetivos para ampliar o projeto e poder ajudar cada vez mais pessoas. Nos planos, elas pretendem conseguir mais recursos para realizar outros projetos de impacto social; ter uma sede própria, poder comercializar produtos e criar um site. A meta é ser auto sustentável e ter uma organização de contribuição horizontal, com a mesma demanda de trabalho para todas em um ambiente acolhedor e funcional.

“Eu acredito que a maior dificuldade desse tipo de trabalho seja saber lidar emocionalmente com as dificuldades que a gente vê das pessoas e que não conseguimos suprir. (…) A gente tem que tentar ser forte pra tentar fazer o que a gente pode. Porque é justamente sobre isso o trabalho voluntário: contribuir com o que você pode”, Maria Regina Diniz, integrante do Manas na Rua.