Conheça o maior festival de rock do interior do Rio Grande do Norte

por , publicado em 30.nov.22

O Bonita Rock ocorre durante a festa do padroeiro de São José do Seridó e atrai fãs desse estilo musical para prestigiar a abertura das festividades de setembro

Equipe do Bonita Rock no palco com público ao fundo
Equipe do Bonita Rock e público. Foto: Facebook/Bonita Rock

Marcado expressivamente pelo forró, o Nordeste é expoente de uma cultura plural e marcante, e dar espaço para desenvolver diferentes expressões artísticas que tangenciam essa maioria pode ser um desafio para a região. Mas, a aproximadamente 240km de distância da capital potiguar, São José do Seridó possui pouco mais de 4 mil habitantes e é responsável pelo maior festival de rock do interior do estado. 
O Bonita Rock comemorou a sua 11ª edição em 2022 durante a festa do padroeiro da cidade, e contou com nomes do rock conhecidos na região: a abertura do festival ficou a cargo de Cleo Lima, seguido por Ritornellos. No entanto, o mais comentado antes do início dos shows foi Joãozinho Dantas, responsável por performar músicas famosas nos anos 1980. Mesmo assim, quem mais trouxe animação para o público foi Cueca de Copinho (CDC), de Acari – cidade próxima a São José do Seridó. CDC entoou sucessos de Charlie Brown Jr. levando quem estava presente a enaltecer o rock nacional, assim como os mais corajosos a fazerem parte da temida, apesar de esperada, roda punk.

A origem

Batizado em homenagem à lenda municipal do Poço da Bonita, o Bonita Rock surgiu como uma brincadeira de amigos que gostam desse estilo musical, mesmo sem expectativa de que a festa daria certo. Aproveitando a estrutura para as outras bandas da festa de setembro, o festival iniciou nem fazendo parte do evento: ocorria após a procissão de domingo, e reunia um público muito pequeno e alguns curiosos que ficavam no entorno. As atrações eram convidados desse grupo de amigos idealizadores, e tocavam sem receber nada por isso.

Com o passar dos anos, o Bonita Rock se tornou conhecido nas cidades vizinhas, trazendo caravanas de Caicó, Cruzeta e Acari, por exemplo. Foi visto um crescimento exponencial do público, e a edição de 2019 é uma das que mais trouxeram fãs de rock para a cidade. Hoje em dia é o Bonita Rock que abre oficialmente as festas de rua do padroeiro, e, na cidade, muitos aguardam o festival com ansiedade.

Igreja Matriz de São José do Seridó. Foto: Reprodução Google

Dificuldades

Por ser uma cidade pequena, a questão de levar bandas de renome nacional pode ser um problema, assim como o auxílio governamental pode faltar algumas vezes. O Executivo municipal é responsável por todo o suporte que os atuais organizadores precisam, mas nem eles conseguem lidar com alguns trâmites burocráticos.

Para as bandas serem contratadas e receberem pelo evento, é preciso que haja documentação legal, como o CNPJ, proposta de orçamento, e até mesmo portfólio de que a banda tem conhecimento público, comprovando sua expertise. Além disso, os artistas precisam enviar uma relação do que é preciso para eles se apresentarem – isso pode ser o palco, a iluminação, a hospedagem e a alimentação, por exemplo – para que a prefeitura da cidade entenda como precisa se organizar e qual será o custo do evento.

Um dos problemas relatados por um funcionário da prefeitura de São José do Seridó é que as bandas de pequeno e médio porte não possuem tudo que é preciso para serem contratadas por meio de licitações, tornando um pouco mais difícil a organização do Bonita Rock. Para ele, o apoio do governo do estado seria de grande ajuda para alavancar o festival, tornando-o mais conhecido no Rio Grande do Norte, aumentando sua divulgação, podendo alcançar um público maior e, até mesmo, contratar bandas mais famosas.

Performance de Joãozinho Dantas. Foto: Instagram/bonitarocksjs

Mesmo em meio às adversidades, o Bonita Rock faz jus ao nome, sendo o maior festival de rock do interior do RN. É um momento que fomenta a cultura no interior, assim como dá oportunidade e visibilidade para diferentes artistas. Nada foi comentado sobre a 12ª edição em 2023, mas o sucesso desse ano, após a paralisação da pandemia, deixou muita gente animada para a continuação do rock de São José do Seridó.