Medicina na Argentina: Brasileiros optam o país para fazer o curso

por , publicado em 30.nov.22

Com ensino superior de qualidade, gratuito e de fácil acesso, a Argentina se consolida como destino acadêmico para os brasileiros.

Muitas pessoas sonham com a carreira médica, porém ingressar na universidade tem se tornado cada vez mais difícil, seja devido às altas notas de corte das universidades públicas ou ao alto custo das particulares.

Devido a isso, muitos estudantes têm escolhido se mudar para a Argentina para cursar medicina, justamente pela facilidade de acesso à graduação. Mas não é só a melhor possibilidade de ingresso na graduação que atrai os estudantes estrangeiros à Argentina. O país latino-americano também se destaca por sua excelente qualidade de ensino, com instituições excepcionais que figuram nos mais respeitáveis rankings do mundo.

Sem exames de admissão e excelentes universidades, estudar na Argentina ainda é mais econômico. As universidades públicas são totalmente gratuitas e as universidades privadas são muito mais baratas do que no Brasil.

Esse foi o caso de Angeline Sarah, 19, que se mudou para a Argentina e atualmente estuda medicina na Universidade de Buenos Aires. De acordo com ela, mais do que a facilidade, estudar na Argentina trouxe uma oportunidade que ela sempre quis: morar e fazer graduação em outro país.

“O fator mais importante foi que eu sempre tive uma vontade muito grande não só de conhecer outros países, como também de morar neles. Ao mesmo tempo, tinha muita vontade de fazer medicina, e quando descobri que o acesso ao curso aqui na Argentina é de livre ingresso para todos, vi uma oportunidade que achei que nunca fosse ter na vida: realizar minha graduação em outro país.” disse ela quando questionada sobre sua escolha.

De acordo com ela, a qualidade de ensino é uma das melhores que ela já experimentou e os métodos utilizados são eficazes. Além disso, apesar da grande quantidade de alunos em sala, devido ao livre ingresso, ela afirma que isso não compromete o aprendizado, especialmente por eles aplicarem o “estude você mesmo”, onde o aluno na maioria das vezes já deve chegar a aula com um conhecimento prévio, o qual é indicado antecipadamente.

Angeline vive na Argentina desde janeiro de 2022 – Foto: Acervo Pessoal

No que diz respeito às diferenças entre Brasil e Argentina, existem várias. A Argentina oferece aos estudantes brasileiros um atraente ambiente internacional, com muitas possibilidades de residências universitárias ou moradias compartilhadas, com custos bastante acessíveis.

“Sinceramente, quando decidi viver aqui, não esperava que houvesse tantas diferenças, já que somos países tão próximos. Mas eu não poderia estar mais errada. Os costumes, a comida, a economia, o clima, as pessoas e a maneira como elas te tratam, sinto que tudo isso é distinto do que vivemos no Brasil.” contou Angeline.

E não é só os brasileiros que têm buscado a Argentina, de acordo com o Ministério da Educação argentino, 1 em cada 7 estudantes de medicina são estrangeiros, incluindo pessoas de todo o mundo. Angeline comentou que já conheceu gente de todos os países da América do Sul, além da Europa e América do Norte.

A estudante ressaltou que tem sido uma experiência tranquila e que se adaptar ao outro idioma foi sua maior dificuldade. “Acredito que o mais difícil foi me adaptar ao espanhol. Estudei 6 meses antes de vir morar aqui, mas ainda assim, viver o espanhol no dia a dia foi uma experiência completamente diferente”, destacou.

De acordo com ela, estudar medicina na Argentina abre um leque de possibilidades e prepara profissionais humanizados para o futuro. Atualmente, existem várias assessorias e consultorias especializadas para estudantes que se interessam em ingressar em alguma das várias universidades públicas ou privadas do país. Apesar de medicina ser o curso mais procurado, a forma de ingresso se estende para as demais áreas.