Empresa do RN é destaque no mapeamento de dados para pequenos e grandes negócios

por , publicado em 01.dez.22

No mercado há sete anos, Inovall une Geomarketing e Big Data Analytics para mapeamento de dados

Nas dependências do Parque Tecnológico Metrópole Digital (IMD/UFRN), onde a busca pela inovação e novos resultados se mostra latente, a empresa Inovall deu seus primeiros passos. Em 2016, passou pelo processo de incubação e, como todo negócio, seu objetivo era solucionar uma nova demanda do mercado: o mapeamento estratégico de potenciais clientes. Aproximadamente sete anos depois, a iniciativa não apenas atende a esse serviço, mas é referência no mercado potiguar a partir do Geomarketing e Big Data Analytics. Entre seus clientes estão SterBom, Clan, Guaraves e a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio) do Rio Grande do Norte. 

Instituto Metrópole Digital (IMD) – Foto: Cícero Oliveira

O trabalho consiste em compilar informações de todo o Brasil para empresas Business to Business (B2B), ou seja, que negociam com outras empresas. Segundo dados da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae no Rio Grande do Norte, apenas em 2021 o estado contava com mais de 220,9 mil pequenas empresas. Durante o ano, especificamente, foram criadas 29.961, o que corresponde a um crescimento de 4.437 no comparado ao ano de 2020. Se por um lado, essas empresas são soluções, por outro, elas também precisam ter suas dores sanadas. 

Victor Colman, diretor do time comercial da Inovall, explica que trabalhar com Geomarketing e Big Data Analytics é fundamental, dado seus reflexos positivos no rendimento e performance.

“Por meio da tecnologia do Big Data a gente consegue aumentar a produtividade do time. Com nossa análise conseguimos dizer quais empresas abriram em um dia e antecipar para a concorrência. Hoje já não existe mais uma jornada de venda, mas sim de compra. O consumidor detém a informação e o poder de compra. Por isso, escolhe para onde ir”, esclarece. 

Dinâmica da prospecção 

Para tornar a dinâmica mais visível, o diretor continua explicando que com esse tipo de tecnologia, por exemplo, é possível ter acesso a informações capazes de facilitar o processo de negociação para os donos das empresas. É o caso da localização, informações para contato e identificação dos diretores de cada negócio. Estes dados, por sua vez, também podem ser utilizados para analisar as múltiplas vias do campo mercadológico, auxiliando empreendedores na tomada de decisões. 

Equipe da Inovall trabalha com Big Data Analitycs e Geomarketing para auxiliar empresas – Foto: cedida

“Nós fazemos relatórios com informações como: quais são os segmentos de mercado que mais estão crescendo? Quais estão fechando? Se eu abrir, por exemplo, um salão de cabeleireiro, como está em Tirol e Lagoa Nova?”, destaca Victor Colman. Mas antes desses resultados, um estágio primordial é a chamada “mineração” que corresponde à coleta de dados em fontes como Receita Federal, Ministério do Trabalho, sites e redes sociais. Após isso, esclarece o líder do comercial, a empresa consegue realizar investigações sobre o crescimento e a retração baseada na segmentação de mercado. 

Outro exemplo desse trabalho, pode ser analisado com base na experiência da Inovall em 2020. Diante da emergência da pandemia da covid-19, a empresa precisou se reinventar para driblar impactos econômicos. A nova ideia se materializou em uma plataforma voltada a pequenas empresas e microempreendedores individuais (MEI’S). A iniciativa, explica Victor Colman, funciona como uma espécie de “Netflix dos dados”, no qual é possível comprar informações por um baixo custo e iniciar o processo de prospecção. Fugindo das complexidades que podem atravessar o campo tecnológico, a ideia foi facilitar o acesso a dados de empresas. 

Das soluções ao desenvolvimento pessoal

Embora os impactos da Inovall sejam visíveis no crescimento de seus clientes, eles também encontram destaque no desenvolvimento pessoal da equipe da empresa. “Por estarmos no IMD, a empresa acaba sendo o primeiro emprego de muitos alunos da UFRN. Nos tornamos, também, desenvolvedores de pessoas”, enfatiza Victor Colman, para quem a startup significou uma grande evolução em sua jornada pessoal. 

Victor Colman enxerga sua vivência na empresa como um período de crescimento profissional – Foto: Victor Colman

Ao entrar como estagiário, ele trabalhou como Customer Success. Depois, migrou para outras funções até chegar à frente do time de vendas e no quadro societário da empresa. Dentro desse período, ele teve a oportunidade de colaborar em conquistas importantes, sendo uma delas a aprovação da Inovall no Startup Nordeste. O programa é executado pelo Sebrae e busca inserir startups nordestinas no ecossistema dos negócios. 

Conexões, aprendizado prático e networking são alguns dos retornos pontuados por Victor em sua passagem pela iniciativa.

“Tive a oportunidade de ser tanto mentor quanto mentorado. Eu participei como mentor do Startup Nordeste Ceará, o que foi muito interessante por conta da troca de experiências. O startup nordeste nos deu a oportunidade de ter contato com mentores que já passaram pelo que estamos passando ou ainda iremos passar”, finaliza. 

Os ganhos no projeto vão ao encontro dos diferenciais contemplados pela Inovall e destacados por Anderson Araújo, Ceo e fundador da empresa. Segundo ele, para além dos investimentos em dados e na gestão da plataforma multicanal, a Startup direciona seus esforços  em  participações em eventos e capacitações que possam favorecer o diálogo entre os colaboradores. Consequentemente, isso desdobra-se na criação de um ambiente propício ao aprendizado e atualização de conhecimentos.