A internet também pode ser saudável: conheça 5 influenciadoras que levam informação com leveza

por , publicado em 03.dez.22

Seguir rostos bonitos é bom, mas acompanhar pessoas com pautas importantes e com quem a gente possa se identificar é melhor ainda

Eu e você já estamos cansados de nos deparar com influenciadores digitais que têm apenas a beleza a oferecer. Aqueles que posam com carros luxuosos, fazem toda a rotina de 479 passos de skin care (cuidados com a pele), mostram suas refeições deliciosas, seus “aperreios” diários em horas na academia e, claro, seus repertórios inacabáveis de dancinhas do TikTok.

A imagem mostra a tela de um smartphone desbloqueada. É possível ver os ícones de diversas redes sociais, como Instagram, Twitter, Youtube e Snapchat. Vários desses aplicativos contam com números em vermelho no canto superior direito de seus ícones, indicando a quantidade de notificações acumuladas de cada plataforma.
Redes sociais podem ser ambientes hostis, a depender do tipo de conteúdo consumido

Queremos ser como eles, mas a verdade é que cada hora gasta consumindo apenas besteiras ou conteúdos superficiais nos angustia. Afinal, diferente deles, nossa vida não está ganha.

Não me entenda mal, há legitimidade em seus conteúdos. É essencial para nós termos a opção de acessar posts pouco profundos e de puro entretenimento – algo que nos distraia dos nossos problemas. 

Mas, por acaso, você também acompanha aquelas pessoas que, apesar dos milhares de seguidores, não têm medo de mostrar suas vidas reais? Com boleto para pagar, filho para criar e posicionamento político de forma clara? Em outras palavras, você segue influencers que te trazem informações confiáveis, te educam e dão conselhos sobre pautas nas quais são autoridades? 

Se não tem, é seu dia de sorte. Confira a seguir 5 influenciadoras que trazem conteúdos saudáveis, leves e produtivos à internet:

Isabela Reis é uma mulher jovem de pele negra clara, com cabelo black power curto, maquiagem simples e vestida de uma camisa azul

1- Isabela Reis

Bela Reis é uma jornalista carioca que ganhou visibilidade ao começar a trabalhar com sua mãe, a celebrada comentarista Flávia Oliveira, no podcast Angu de Grilo, em 2019, no qual atua até hoje. Além deste, a jovem de 26 anos ainda está presente em outros três podcasts. Somando 102 mil seguidores no Instagram e 75,5 mil no Twitter, Bela é ativista e já militou bastante sobre questões de gênero, racismo e política. Atualmente, com um filho de quase dois anos, Martin, a carioca tem discutido em suas redes com mais intensidade sobre a maternidade real, ou seja, aquela que é vivida longe das redes sociais. Dentre as chamadas publis, Bela já fez parceria para divulgar brinquedos sexuais, teste de gravidez, sabonetes e serviço de lavagem de sofá.

Maju Ferreira é uma jovem branca que está maquiada, tem cabelo escuro e liso, veste roupas pretas, está com os braços soltos em frente ao corpo e em pé em frente a uma escada

2- Maju Ferreira

Com visibilidade mais recente, Maju Ferreira é uma estudante do 11° período de Medicina que trata sobre a educação sexual e a saúde vaginal nas redes sociais. De Brasília, e contando com 142 mil seguidores no Instagram e 247 mil no TikTok, a jovem de 23 anos tenta desmistificar neuras relacionadas à gravidez e acabar com o sensacionalismo com que pautas relacionadas ao uso de métodos contraceptivos são frequentemente vinculadas. Dentre as publis feitas, estão a divulgação de produtos sexuais, de higiene menstrual e suplementos.

Nathalia Rodrigues é uma jovem negra de cabelo black power escuro e curto. Ela veste uma regata branca, usa maquiagem simples e está com a mão levemente encostada no queixo.

3- Nath Finanças

Nathalia Rodrigues, mais conhecida como Nath Finanças, é uma jovem de 24 anos que produz conteúdo sobre educação financeira voltada para pessoas de baixa renda. Nascida e criada na Baixada Fluminense, Nath conta hoje com 481 mil seguidores no Instagram e 313 mil inscritos no seu canal do YouTube. Desde 2019, ela fala em suas redes sobre organização financeira e empreendedorismo de forma bastante acessível, além de explicar conceitos complexos como inflação, taxa de juros e investimentos. Nath já fechou diversas parcerias, das quais saíram publis com classificados de empregos, banco digital, loja de papelaria e software de computador.

Doutora Miriane é uma mulher branca de cabelo com luzes loiras. Ela está vestida de preto, posando em diagonal para a câmera, com o braço flexionado para cima.

4- Dra Miriane Ferreira

Advogada de Londrina e pós-graduada em Família e Sucessões, Dra. Miriane Ferreira também tem pouco tempo de fama nas redes sociais, mas viraliza com seus conselhos jurídicos. Sempre elegante, interage com caixinhas de perguntas e responde dúvidas relacionadas a desentendimentos familiares por direito a patrimônio, pensão, divórcio e muito mais. Dra. Miriane também discute casos que tangenciam a área jurídica, sempre com conselhos inteligentes e às vezes irônicos. No Instagram, a paranaense conta com 996 mil seguidores e 89,5 mil no TikTok. Seguir Dra. Miriane é uma dose de humor e inteligência quando você menos espera. Dentre as publis, estão a promoção de streaming de filmes, além da divulgação de serviços próprios.

Maria Lúcia é uma mulher na faixa dos 50 anos de pele bronzeada. Ela sorri e usa um vestido longo verde. Está encostada em um muro de tijolos sem revestimento e, ao redor, há árvores e mato.

5- Maria Lúcia

Também conhecida como “influenciadora da roça”, a potiguar Maria Lúcia mora em um pequeno sítio de Riachuelo, no Agreste do RN, de onde compartilha sua vida simples e autêntica. Seus 469 mil seguidores no Instagram e 3,4 milhões no TikTok gostam de ver as suas receitas de almoço e os passos de skincare que ela faz com um balde no meio do terreno, além de sempre cobrar quando os animais da fazenda não aparecem em suas publicações. Maria Lúcia tem 58 anos e começou sua vida na internet há apenas um, mas hoje faz publis de harmonização facial, lentes de contato, cosméticos, loja de e-commerce e mais.